ENFIM, NOSSO LUGAR NA INTERNET...


Olá,amigos...Quanta satisfação em poder abrir este canal de comunicação para todos nós, militantes da cultura e da arte em Angra dos Reis, em todas as suas vertentes. Espero que este espaço seja um instrumento eficaz na busca de mais diálogo, informação, troca de experiências e aprendizado para todos os artistas e para os que apreciam e apóiam as realizações do movimento cultural do nosso município.


SEJAM BEM-VINDOS!
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

sábado, 8 de março de 2008

Sobre a reunião do CMC

Na última quinta-feira, foi apresentado ao CMC o projeto do futuro Centro Cultural que será inaugurado nas instalações da antiga Casa Laranjeiras. O grande anseio dos artistas é poder ver congregados no espaço todos os segmentos da cultura do município, e a grande questão é se o projeto irá atender a estes interesses.

A Câmara Setorial de Música reivindicou sedes permanentes para o Coral da Cidade de Angra dos Reis e Banda da Defesa Civil, que prestam serviços à comunidade angrense há décadas, e ainda não têm local apropriado para seus ensaios, nem para acondicionar seu material de trabalho e acervo, e isto inclui boa parte do acervo do saudoso maestro Gerard Galloway, fundador do Coral e um verdadeiro "divisor de águas" na cultura em Angra.

Apresentou o projeto Geicunam, que mescla música cantada, percussão e dança, resgatando e valorizando a cultura afro-brasileira. Um dos idealizadores do projeto, Arundo Terceiro, explicou a necessidade de apoio para a compra de instrumentos de pecussão para viabilizar o projeto e espera poder contar com a CULTUAR.

Por último questionou a impossibilidade dos músicos da noite de se apresentarem pelas restrições impostas pela Secretaria de Meio Ambiente, que têm causado problemas aos que subsistem do seu trabalho e estão se vendo impedidos de exercer sua profissão. Mário dos anjos, presidente da Fundação, explicou que estavam sendo cometidos abusos por parte dos donos de estabelecimentos e que por conta disto foi imposta a proibição, mas que estava negociando com a Secretaria de Planejamento a revisão de tais normas, visando resolver o problema dos artistas prejudicados.

Adel Gonzaga, representante da Setorial de Artes Plásticas comentou sobre a situação dos artistas plásticos de Angra que estão tendo pouco espaço dentro da proposta da utilização do Teatro Câmara Torres e Casa de Cultura e distanciamento das discussões sobre políticas de cultura; Mário dos Anjos explicou ter notado e ter trazido Narciso Gonçalo para a Fundação de Cultura com o objetivo de que ele pudesse mudar esta realidade com sua experiência de artista do segmento.

Haverá reunião extraordinária do CMC na próxima quinta-feira. Na próxima semana, detalhes e novidades...

Nenhum comentário: